quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SEMANA DA CRIANÇA (BRINCAR TAMBÉM É CULTURA)

 ATIVIDADES DESENVLVIDAS POR TODO CORPO DOCENTE DE DISCENTE DA UNIDADE ESCOLAR  (dias 08 e 14 de outubro)

                                  

                                                 OFICINA DE PIPAS

A pipa é um brinquedo muito usado em dias de vento. É feita com uma armação de varetas de madeira coberta por papel de seda, plástico ou tecido. Uma linha comprida presa na armação ajuda a empinar a pipa ao vento.

As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda.

Mais tarde, os cientistas usaram pipas para estudar as condições do tempo. Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade. A chave atraiu a eletricidade, provando que os raios eram um tipo de eletricidade. Experimentos como esse são muito perigosos; nunca se devem soltar pipas quando há raios e trovões.

Na área da aerodinâmica, as pipas também serviram para pesquisar como objetos sólidos se movem no ar. Os inventores dos aviões basearam algumas de suas ideias nas pipas.

As forças militares também fizeram uso de pipas: no início do século XX, elas transportaram câmeras e até soldados para espionar inimigos. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), durante os treinos para derrubar aviões, os soldados atiravam em pipas.

No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto, na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete. Um modelo simples, feito de um pedaço de jornal preso nas pontas com linha de costura, é chamado de capucheta.

Jamais se devem empinar pipas próximo a fios elétricos — por exemplo, nas ruas da cidade. Os lugares mais adequados são praias, campos ou parques em que não haja postes nem fios de eletricidade por  perto.

 FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/pipa/481662






      A PIPA E A MATEMÁTICA

Que tipos de pipa vocês conhecem?

Apresentamos abaixo alguns dos modelos mais conhecidos, observando que as nomenclaturas diferem, dependendo de cada região.

Pipa diamante ou pipa peixinho: talvez, a forma mais popular de pipa. As varetas formam um ângulo de 90°.

 


Arraia : pipa com formato quadrangular, com ou sem rabiola. Uma das varetas é curvada.

                     






Pipas pentagonais: as mais comuns são a carrapeta e a maranhão. Os dois tipos são muito parecidos; no entanto a carrapeta é feita com três varetas com tamanhos diferentes e a maranhão tem apenas duas das três varetas com mesmo comprimento.


Pipas hexagonais: pipas de seis lados construídas com três vareta


Pipa asa delta: podem ser construídas com varetas de bambu e papel, mas as mais sofisticadas são feitas com varetas de alumínio, fibra de vidro e nylon e podem ser empinadas com duas linhas. Com ventos fortes, chegam a atingir velocidades superiores a 100 Km por hora!



DURANTE A ATIVIDADE O PROFESSOR MAGNO ( MATEMÁTICA), FOI FAZENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS PIPAS E A MATEMÁTICA

Uma pipa é um paralelogramo?
Uma pipa é um losango?
Uma pipa é um quadrado?
Um losango é um quadrado? 
Um paralelogramo é um losango? 
As diagonais de um paralelogramo são perpendiculares entre si?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa
As diagonais de um paralelogramo se dividem ao meio?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa?

APÓS ESSES QUESTIONAMENTOS ,O PROF MAGNO EXPLICOU QUE:

Uma pipa diamante/peixinho é um quadrilátero com dois pares de lados adjacentes congruentes; assim, sendo um quadrilátero, duas perguntas podem surgir:

Qual é a área de uma pipa diamante?

Para que serve essa área?

A área de uma pipa nos sugere, por exemplo, qual a quantidade de papel que precisamos para montá-la. 



Então, conhecendo os comprimentos das diagonais, que são os tamanhos das varetas que utilizamos para montar uma pipa diamante/peixinho, rapidamente conseguimos calcular a área: multiplicamos os dois comprimentos e, em seguida, dividimos o produto por 2.
Mas, e se não tivermos o comprimento das diagonais de uma pipa? A partir dos dois comprimentos dos seus lados será possível determinar sua área?

PARA FINALIZAR A EXPLICAÇÃO E  OS ALUNOS REALIZAREM A CONFECÇÃO DE SUAS  PIPAS O PROFESSOR SUGERIU  A SEGUINTE ATIVIDADE:


Na construção de uma pipa diamante, o quão importante é a posição do ponto em que as duas varetas se cruzam?
Qual seria o efeito se modificássemos a posição desse ponto?

A distância a partir do topo da pipa ao ponto em as duas varetas se cruzam pode ser expressa como uma porcentagem do comprimento da vareta maior. Construam algumas pipas diamante variando a posição desse ponto de 20% a 40% da vareta maior, a partir do topo da pipa, e compare os voos. Que ponto parece ser o melhor?
Façam um relatório, descrevendo as características de voo das várias pipas construídas.


                             PROJETO : BRINCADEIRA  DE CRIANÇA
 
BRINCADEIRAS PELOS OLHOS DE PORTINARI E IVAN CRUZ

POSSIBILITAR ÀS CRIANÇAS A OPORTUNIDADE DE APRIMORAR A ORALIDADE E ENRIQUECER SEU UNIVERSO CULTURAL PELA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIAS DAS BRINCADEIRAS, QUE FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR, RETRATADAS EM OBRAS DE ARTISTAS RECONHECIDOS NO BRASIL E NO MUNDO. 

CANDIDO PORTINARI: NASCEU EM SÃO PAULO FOI UM IMPORTANTE ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO DA FASE MODERNISTA. RECONHECIDO MUNDIALMENTE, RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS E PARTICIPOU DE INÚMERAS EXPOSIÇÕES



MENINOS SOLTANDO PIPAS


IVAN CRUZ: O ARTISTA PLÁSTICO NASCEU NO RIO DE JANEIRO E ORGANIZOU, EM 1990, A MOSTRA COM A TEMÁTICA QUE SE TORNOU SUA ASSINATURA: AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA. 



BRINCADEIRA DE CRIANÇA

E NOSSO DIA FOI ASSIM...

OFICINA DE ARTES ,JOGOS , CONFECÇÃO DE PIPAS



                                           
                                                





 




                                                          Atividade de arte direcionada Stencil Litoarte (criação de stencil)
                                                                       Professor Rubens



                                               
                                                  


                                            JOGOS DIVERSOS


Desde cedo o lúdico deve ser  inserido na vida da criança, pois o brincar   tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos pequenos. Os jogos, assim como as brincadeiras, tem importância ímpar neste desenvolvimento pois é responsável por desenvolver várias habilidades que a criança irá utilizar em seus vários contextos de vida.

Os  jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida,  levando a criança a aprender  que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcança-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.

Jogos como xadrez e dama, por exemplo,  colaboram  tanto no raciocínio lógico e  rápido, quanto na  concentração,  memória e  estratégia para  resolução de problemas e com relação as questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e  prudência.

http://orteecampos.com.br/a-importancia-dos-jogos-de-tabuleiro





                                            
                               Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: (Conceito e Regras)

Objetivo: Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
uso do bambolê ,para desenvolver a coordenação motora, velocidade,agilidade e atenção


       BAMBOLÊ  +Joquempô  (EDUCAÇÃO  FÍSICA)





E PARA FINALIZAR ,UM MONENTO DE MUITA REFLEXÃO COM O FILME   VIVA : A VIDA É UMA FESTA, DA PIXAR.

A  TEMÁTICA DO FILME  É  A  MEMORIA  AFETIVA

A CANÇÃO TEMA DA ANIMAÇÃO  SE CHAMA “LEMBRE DE MIM”, QUE DESTACA  O PAPEL DA MEMÓRIA NA MANUTENÇÃO DO AFETO.

ESSE É O PONTO CHAVE DA  ANIMAÇÃO : AO INVÉS DE SUGERIR QUE O AMOR PELA FAMÍLIA PASSE OBRIGATORIAMENTE PELA PRESENÇA FÍSICA AO LADO DOS PARENTES, O AMOR SE ENCONTRA NA LEMBRANÇA DE QUEM CUIDOU DE NÓS. 









segunda-feira, 2 de agosto de 2021

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

 

                                          Protocolos de segurança 

Ao comparecer na escola, você terá que seguir os protocolos de segurança em relação a COVID-19.

São eles:
🌡️ Medir sua temperatura ao entrar na escola;
😷 Usar máscara de proteção o
tempo todo ;
🦠 Fazer o uso de álcool em gel, sempre que possível;
🥤 Trazer sua garrafa d’água;
🎧 Trazer seu próprio fone de ouvido; caso for utilizar a sala de informática

👦👩🧔❌ Evitar contato muito próximo com colegas;
❌  Evitar aglomerações nas áreas comuns da escola;
❌📱🎧🖊️ Não compartilhar objetos pessoais.🤗

SE ESTIVER SENTINDO FEBRE,DOR DE GARGANTA OU ESTIVER GRIPADO/RESFRIADO ,FIQUE EM CASA

Sejamos todos conscientes! Contamos com  COLABORAÇÃO de vocês!

quinta-feira, 15 de julho de 2021

PARA ACESSAR O CMSP SIGA O TUTORIAL ABAIXO

 


ATENÇÃO ALUNOS NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE

 

Atenção alunos , pais e responsáveis.

Não perca a oportunidade  de obter conceitos satisfatórios (notas acima de 5),nesse semestre(1º e 2º bimestre).

Para isso, realize uma das opções abaixo.

                                                                     1ª OPÇÃO 

  REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES DO CMSP  REFERENTES AO 1° BIMESTRE E AO 2º BIMESTRE  ,NO PRÓPRIO APLICATIVO

                                                                       2ª OPÇÃO

Roteiro de recuperação 

MATERIAL CADERNO DO ALUNO : SÃO PAULO FAZ ESCOLA

1ªSérie A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, k, L. 1º Novo tec administração A. (2° Bimestre)

Caro estudante, você terá a oportunidade de recuperar as notas do 2º bimestre, para isso precisa realizar as atividades abaixo. Não se preocupe o roteiro está bem simples onde consta todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular.

As atividades devem ser realizadas individualmente utilizando materiais que foram entregues na escola como Aprender Sempre e Currículo em ação. As atividades devem ser realizadas de forma manuscrita, colocar capa, junto com as folhas onde estarão as respostas. Essas folhas devem ser pautadas como: folha de caderno ou papel almaço e entregues na escola. Não esquecer de colocar: NOME, SÉRIE, DISCIPLINA e indicação de atividades e as páginas.

 

Biologia: Rosemi e Joelma. Currículo em ação volume 2 págs. 232 e 235. Responder as questões momento 1, momento 2 e momento 3.

 

Geografia: Prof Maria Macedo, Severino: Currículo em ação volume 2 págs. 253 e 254. Responder as questões a,b,c,d da pág.: 254.

 

Matemática: Prof Flávio, Lilian, Priscila, Claudinei: Aprender Sempre – Volume 2 : Aula: 01 e 2 pág.: 53 à 57 , aulas 3 e 4 pág.: 58 à 60 aulas 5 e 6 pág. 61 a 63, aulas 7 e 8 pág. 64 a 66

 

História: Prof Michele, Andreza e Severino Currículo em ação volume 2 págs. 258 e 263. Os Impactos do Capitalismo no mundo contemporâneo.

 

Filosofia: Priscila, Paulo. Currículo em ação volume 2 págs. 299 e 303. Responder as questões momento 1, momento 2 , momento 3, momento 4.

 

Sociologia: Ricardo, Priscila Currículo em ação Pág:304 a 307 Momento 1,2 e 3.

 

Língua Portuguesa: Sandra, Valéria, Andreia Ana, Arnaldo e Izabel.

Aprender Sempre Vol. 2: aula 1 – Ser Pássaro: Primeiras Impressões pág.: 27,28,29. Aula 3 – O poeta e o Contexto pág.: 31 e 32

 

Física: Lázaro e Robson Currículo em ação volume 2 págs. 165 e 168. Responder as questões momento 1 (atividade 1,2,3), momento 2 (atividade1) e momento 3 (atividade1,2).

 

Química: Elaine,Currículo em ação volume 2 pág 192 a 199 até o momento 3.

 

Artes: Cleusa, Andréia Currículo em ação volume 2 pág. 9 momento 1, pág.: 10 momento 2 .

 

Inglês: Sílvio, Denis. Currículo em ação volume 2 págs. 72 a 76.

 

Educação Física: Gilson, Sueli e Aline. Currículo em ação volume 2 págs. 97 à 113.

 

Projeto de Vida: Izabel, Sandra, Daniela, Maria Aparecida Currículo em ação volume 2 págs. 346 a 349 Situação de Aprendizagem 1.

 

Tecnologia: Priscila Currículo em ação volume 2 pág. 327,328 e 329.

 

                                                     ENTREGAR ATÉ O DIA 30/07  

Atenção alunos, não percam essa oportunidade.

 

Atenção alunos , pais e responsáveis.

Não perca a oportunidade  de obter conceitos satisfatórios (notas acima de 5),nesse semestre(1º e 2º bimestre).

Para isso, realize uma das opções abaixo.


                                                                  1ª OPÇÃO 


  REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES DO CMSP  REFERENTES AO 1° BIMESTRE E AO 2º BIMESTRE  ,NO PRÓPRIO APLICATIVO


                                                                          2ª OPÇÃO

MATERIAL :CADERNO DO ALUNO SÃO PAULO FAZ ESCOLA 

Roteiro de recuperação – 3ªSérie A, B, C, D, E (2° Bimestre)

Caro estudante, você terá a oportunidade de recuperar as notas do 2º bimestre, para isso precisa realizar as atividades abaixo. Não se preocupe o roteiro está bem simples onde consta todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular.

As atividades devem ser realizadas individualmente utilizando materiais que foram entregues na escola como Aprender Sempre e Currículo em ação. As atividades devem ser realizadas de forma manuscrita, colocar capa, junto com as folhas onde estarão as respostas. Essas folhas devem ser pautadas como: folha de caderno ou papel almaço e entregues na escola. Não esquecer de colocar: NOME, SÉRIE, DISCIPLINA e indicação de atividades e paginação.

 

Biologia: Prof Rosemi . Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   Pág. 85, 87 e 88 responder as atividades e questões

 

Geografia: Prof Regina Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre.  Atividade 3: Leitura e interpretação de texto. Página: 107 Letras: A e B.

 

Matemática: Prof  Idelma Resolver exercícios. Caderno Aprender Sempre. Pág.: 107,108 e 109

 

História: Prof Umberto Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   Pág.: 128. Atividade 4 – Questão: 4.1

 

Filosofia :Adriana Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   pág.: 143 ,144 e 149 Ler e responder a pesquisa 144 e a atividade pág. 149.

 

Sociologia :Mônica Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   Pág.: 174 e 175 preencher a tabela.

 

Língua Portuguesa: Sandra Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   Atividade 1 – O modernismo e o movimento modernista pág.: 204 a 209.

 

Física: Lázarro, Robson Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre. realizar a atividade 2 (1,2 a, b ,c, d, e, f,  g, h)nas pág. 57 e 58 e Atividade 3 (1,2,3,4,5) nas pág. 58,59 e 60.

 

Química: Rosivaldo Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre   Pág.: 72 Tabela 2 – Escala de PH. Completar a tabela e o Item 1F

 

Artes: Rubens Ler e Responder as questões pág 253 Livro de Artes sobre Artes Visuais na geração 80.

 

Inglês: Eduardo Caderno do aluno SP faz escola 1º Semestre.Pág.: 237 à 239 atividade 4 letras A,B,C .

 

Educação Física:  Caderno do aluno SP faz Escola. Responder as questões das páginas 258 e 259; Etapa I,II,III,IV,V



ENTREGAR TUDO ATÉ O DIA 30/04


Atenção alunos, não percam essa oportunidade.

 

Atenção alunos , pais e responsáveis.

Não perca a oportunidade  de obter conceitos satisfatórios (notas acima de 5),nesse semestre(1º e 2º bimestre).

Para isso, realize uma das opções abaixo.


                                                             1ª OPÇÃO 

REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES DO CMSP  REFERENTES AO 1°           BIMESTRE E AO 2º BIMESTRE  ,NO PRÓPRIO APLICATIVO.


  

Roteiro de recuperação – 2ª Série A,B,C,D,E ( Noturno)

 (2° Bimestre)

Caro estudante, você terá a oportunidade de recuperar as notas do 2º bimestre, para isso precisa realizar as atividades abaixo. Não se preocupe o roteiro está bem simples onde consta todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular.

As atividades devem ser realizadas individualmente utilizando materiais que foram entregues na escola como Aprender Sempre e Currículo em ação. As atividades devem ser realizadas de forma manuscrita, colocar capa, junto com as folhas onde estarão as respostas. Essas folhas devem ser pautadas como: folha de caderno ou papel almaço e entregues na escola. Não esquecer de colocar: NOME, SÉRIE, DISCIPLINA e indicação de atividades e paginação.

 

Biologia: Rosemi. Caderno do aluno SP faz Escola pág. 90 e 91.

 

Geografia: Regina Martinelli. Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 121 à 123 Atividade 1 .

 

Matemática: Prof Clécio. Caderno do aluno SP faz Escola realizar as atividades nas pág. PÁGINA 26 Atividade 13 PÁGINA  32-33 Atividade 40 A,B,C  PÁGINA 44 e 45  Atividade 43

 

História: Prof. José Umberto Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 135 e 136.

 

Filosofia: Mônica. Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 283 à 304.

 

Sociologia: Mônica Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 160 à 162.

 

Língua Portuguesa: Jânio. Material Aprender sempre. Volume 2 Pg 03 a 10. Habilidade leitura e interpretação

 

Física: Idelma , Rosivaldo, Nilson e Robson Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 59  (ATIVIDADE 1) E PAG 60 (ATIVIDADE 2)

 

Química: Rosivaldo. Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 75 e 76 . História do Átomo Itens: 3.A ao 3.G

 

Artes: Rubens:  Livro de Arte A encenação na Grécia Antiga pág. 93 e 94. Ler e responder as questões

 

Inglês: Eduardo. SP faz Escola Caderno do aluno 1º semestre. PÁG 237 atividade 6, letras A, B, C, D e pág.: 238 atividade 7 letras A, B, C, D

 

Educação Física:  Caderno do aluno SP faz Escola. Responder as questões das páginas 252 e 253 tarefas 1,2,3,4,5,6,7 e 8

 

                                                                Entregar tudo até o dia 30/07 

ALUNOS, NÃO PERCAM ESSA OPORTUNIDADE!

 

Atenção alunos , pais e responsáveis.

Não perca a oportunidade  de obter conceitos satisfatórios (notas acima de 5),nesse semestre(1º e 2º bimestre).

Para isso, realize uma das opções abaixo.


                                                                            1ª OPÇÃO 


  REALIZAR TODAS AS ATIVIDADES DO CMSP  REFERENTES AO 1° BIMESTRE E AO 2º BIMESTRE  ,NO PRÓPRIO APLICATIVO


                                                                                  2ª OPÇÃO

Roteiro de recuperação – 2ªSérie F, G. (2° Bimestre)

Caro estudante, você terá a oportunidade de recuperar as notas do 2º bimestre, para isso precisa realizar as atividades abaixo. Não se preocupe o roteiro está bem simples onde consta todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular.

As atividades devem ser realizadas individualmente utilizando materiais que foram entregues na escola como Aprender Sempre e Currículo em ação. As atividades devem ser realizadas de forma manuscrita, colocar capa, junto com as folhas onde estarão as respostas. Essas folhas devem ser pautadas como: folha de caderno ou papel almaço e entregues na escola. Não esquecer de colocar: NOME, SÉRIE, DISCIPLINA e indicação de atividades e as páginas .

 USAR O MATERIAL :CADERNO DO ALUNO  SÃO PAULO FAZ ESCOLA

Biologia: Rosemi .Caderno do aluno SP faz Escola pág. 90 e 91 .  

 

Geografia: Prof Maria Macedo Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 121 à 123 Atividade 1 ( letra A,B).

 

Matemática: Prof Flávio. Caderno do aluno SP faz Escola realizar as atividades nas pg PÁGINA 26  Atividade 13  PÁGINA  32-33  Atividade 40 A,B,C  PÁGINA 44 e 45  Atividade 43

 

História: Prof. José Umberto Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 135 e 136.

 

Filosofia: Priscila. Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 283 à 304.

 

Sociologia: Ricardo Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 160 à 162.

 

Língua Portuguesa: Robson. Material Aprender sempre. Volume 2 Pg 03 á 10 . Habilidade leitura e interpretação

 

Física: Cleusa Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 59  (ATIVIDADE 1) E PAG 60 (ATIVIDADE 2)

 

Química: Elaine. Caderno do aluno SP faz Escola responder as questões das PÁG 74 A 79.

 

Artes: Andréia  Livro de Arte A encenação na Grecia Antiga pg 93 e 94 . Ler e responder as questões

 

Inglês: Sílvio. SP faz Escola Caderno do aluno 1º semestre. PÁG 224 E 225.TABELA KWL (COMPLETAR A TABELA) O VOCABULÁRIO É REERENTE A POLUIÇÃO

 

Educação Física: Aline. Caderno do aluno SP faz Escola. Responder as questões das páginas 252 e 253 tarefas 1,2,3,4,5,6,7 e 8

 

Projeto de Vida: Gislaine.  SP Faz Escola (caderno do Aluno) – 1º Semestre – Projeto de Vida - 2º ano - EM  Sequência de Atividades das páginas 269 á 272.



                         ENTREGAR TUDO ATÉ O DIA 30/07 NA UNIDADE ESCOLAR