ATIVIDADES DESENVLVIDAS POR TODO CORPO DOCENTE DE DISCENTE DA UNIDADE ESCOLAR (dias 08 e 14 de outubro)
OFICINA DE PIPAS
A pipa é um brinquedo muito usado em dias de vento. É feita com uma armação de varetas de madeira coberta
por papel de seda, plástico ou tecido. Uma linha comprida
presa na armação ajuda a empinar a pipa ao vento.
As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos,
provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda.
Mais tarde, os cientistas usaram pipas para estudar
as condições do tempo. Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave
durante uma tempestade. A chave atraiu a eletricidade, provando que os raios eram um tipo de
eletricidade. Experimentos como esse são muito perigosos; nunca se devem soltar
pipas quando há raios e trovões.
Na área da aerodinâmica, as pipas também serviram
para pesquisar como objetos sólidos se movem no ar. Os inventores dos aviões basearam algumas de suas ideias nas pipas.
As forças militares também fizeram uso de pipas: no
início do século XX, elas transportaram câmeras e até soldados para espionar
inimigos. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), durante os treinos
para derrubar aviões, os soldados atiravam em pipas.
No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre
crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto,
na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é
conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e
barrilete. Um modelo simples, feito de um pedaço de jornal preso nas pontas com linha de costura, é chamado
de capucheta.
Jamais se devem empinar pipas próximo a fios
elétricos — por exemplo, nas ruas da cidade. Os lugares mais adequados são
praias, campos ou parques em que não haja postes nem fios de eletricidade por perto.
FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/pipa/481662
A PIPA E A MATEMÁTICA
Que tipos de pipa vocês conhecem?
Apresentamos abaixo alguns dos modelos mais conhecidos, observando que as nomenclaturas diferem, dependendo de cada região.
Pipa diamante ou pipa peixinho: talvez, a forma mais popular de pipa. As varetas formam um ângulo de 90°.
Arraia : pipa com formato quadrangular, com ou sem rabiola. Uma das varetas é curvada.
Pipas pentagonais: as mais comuns são a carrapeta e a maranhão. Os dois tipos são muito parecidos; no entanto a carrapeta é feita com três varetas com tamanhos diferentes e a maranhão tem apenas duas das três varetas com mesmo comprimento.
Pipas hexagonais: pipas de seis lados construídas com três vareta
Pipa asa delta: podem ser construídas com varetas de bambu e papel, mas as mais sofisticadas são feitas com varetas de alumínio, fibra de vidro e nylon e podem ser empinadas com duas linhas. Com ventos fortes, chegam a atingir velocidades superiores a 100 Km por hora!
DURANTE A ATIVIDADE O PROFESSOR MAGNO ( MATEMÁTICA), FOI FAZENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS PIPAS E A MATEMÁTICA
Uma pipa é um paralelogramo?
Uma pipa é um losango?
Uma pipa é um quadrado?
Um losango é um quadrado?
Um paralelogramo é um losango?
As diagonais de um paralelogramo são perpendiculares entre si?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa
As diagonais de um paralelogramo se dividem ao meio?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa?
APÓS ESSES QUESTIONAMENTOS ,O PROF MAGNO EXPLICOU QUE:
Uma pipa diamante/peixinho é um quadrilátero com dois pares de lados adjacentes congruentes; assim, sendo um quadrilátero, duas perguntas podem surgir:
Qual é a área de uma pipa diamante?
Para que serve essa área?
A área de uma pipa nos sugere, por exemplo, qual a quantidade de papel que precisamos para montá-la.
Então, conhecendo os comprimentos das diagonais, que são os tamanhos das varetas que utilizamos para montar uma pipa diamante/peixinho, rapidamente conseguimos calcular a área: multiplicamos os dois comprimentos e, em seguida, dividimos o produto por 2.
Mas, e se não tivermos o comprimento das diagonais de uma pipa? A partir dos dois comprimentos dos seus lados será possível determinar sua área?
PARA FINALIZAR A EXPLICAÇÃO E OS ALUNOS REALIZAREM A CONFECÇÃO DE SUAS PIPAS O PROFESSOR SUGERIU A SEGUINTE ATIVIDADE:
Na construção de uma pipa diamante, o quão importante é a posição do ponto em que as duas varetas se cruzam?
Qual seria o efeito se modificássemos a posição desse ponto?
A distância a partir do topo da pipa ao ponto em as duas varetas se cruzam pode ser expressa como uma porcentagem do comprimento da vareta maior. Construam algumas pipas diamante variando a posição desse ponto de 20% a 40% da vareta maior, a partir do topo da pipa, e compare os voos. Que ponto parece ser o melhor?
Façam um relatório, descrevendo as características de voo das várias pipas construídas.
PROJETO : BRINCADEIRA DE CRIANÇA
BRINCADEIRAS PELOS OLHOS DE PORTINARI E IVAN CRUZ
POSSIBILITAR ÀS CRIANÇAS A OPORTUNIDADE DE APRIMORAR A ORALIDADE E ENRIQUECER SEU
UNIVERSO CULTURAL PELA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIAS DAS BRINCADEIRAS, QUE FAZEM
PARTE DA CULTURA POPULAR, RETRATADAS EM OBRAS DE ARTISTAS RECONHECIDOS NO
BRASIL E NO MUNDO.
CANDIDO PORTINARI: NASCEU EM SÃO PAULO FOI UM IMPORTANTE
ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO DA FASE MODERNISTA. RECONHECIDO
MUNDIALMENTE, RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS E PARTICIPOU DE INÚMERAS
EXPOSIÇÕES
IVAN CRUZ: O ARTISTA PLÁSTICO NASCEU NO RIO DE JANEIRO E
ORGANIZOU, EM 1990, A MOSTRA COM A TEMÁTICA QUE SE TORNOU
SUA ASSINATURA: AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA.
BRINCADEIRA DE CRIANÇA
E NOSSO DIA FOI ASSIM...
OFICINA DE ARTES ,JOGOS , CONFECÇÃO DE PIPAS
Atividade de arte direcionada Stencil Litoarte (criação de stencil)
Professor Rubens
JOGOS DIVERSOS
Desde cedo o lúdico deve ser inserido na vida da criança, pois o brincar tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos pequenos. Os jogos, assim como as brincadeiras, tem importância ímpar neste desenvolvimento pois é responsável por desenvolver várias habilidades que a criança irá utilizar em seus vários contextos de vida.
Os jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida, levando a criança a aprender que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcança-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.
Jogos como xadrez e dama, por exemplo, colaboram tanto no raciocínio lógico e rápido, quanto na concentração, memória e estratégia para resolução de problemas e com relação as questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e prudência.
http://orteecampos.com.br/a-importancia-dos-jogos-de-tabuleiro
Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: (Conceito e Regras)
Objetivo: Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
uso do bambolê ,para desenvolver a coordenação motora, velocidade,agilidade e atenção
BAMBOLÊ +Joquempô (EDUCAÇÃO FÍSICA)
E PARA FINALIZAR ,UM MONENTO DE MUITA REFLEXÃO COM O FILME VIVA : A VIDA É UMA FESTA, DA PIXAR.
A TEMÁTICA DO FILME É A MEMORIA AFETIVA
A CANÇÃO TEMA DA ANIMAÇÃO SE CHAMA “LEMBRE
DE MIM”, QUE DESTACA O PAPEL DA MEMÓRIA NA MANUTENÇÃO DO AFETO.
ESSE É O PONTO CHAVE DA ANIMAÇÃO : AO INVÉS DE SUGERIR
QUE O AMOR PELA FAMÍLIA PASSE OBRIGATORIAMENTE PELA PRESENÇA FÍSICA AO LADO DOS
PARENTES, O AMOR SE ENCONTRA NA LEMBRANÇA DE QUEM CUIDOU DE NÓS.