sexta-feira, 29 de outubro de 2021

O Halloween (Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração)

            O Halloween na EE Vila Bela

O Halloween (ou Dia das Bruxas como é mais popularmente chamado nos países lusófonos) é uma data comemorativa típica dos países anglófonos (Reino Unido, Irlanda, Estados Unidos, Austrália). É tradicionalmente celebrado no dia 31 de outubro e suas raízes culturais assemelham-se muito ao nosso Dia de Finados (2 de Novembro), que nos países de origem e língua espanhola é o “Día de Los Muertos”. São ambas comemorações fúnebres, datas em que se homenageiam aqueles que se foram.

Apesar da origem pagã, os cristãos de mais diferentes ramificações incluíram a data em seus calendários oficiais dado o momento de relembrar aqueles que faleceram com carinho e respeito ao luto. Sendo assim, é um feriado que se tornou além de multicultural, multirreligioso.

É um período oportuno e interessante para trabalhar estes difíceis conceitos com os alunos pois permite suavizar as questões simbólicas e representativas.

O Halloween permite trabalhar conceitos como morte, espiritualidade, respeito as religiões e culturas diferentes, multiculturalismo, lembrança, medo, terror. É uma data simbólica interessante pois permite trabalhar temas difíceis de forma lúdica e oferece um universo rico de lendas e mitos que captam o interesse e curiosidade da criança.

Objetivos:

  • Desenvolver senso crítico, capacidade de interpretação e abstração;
  • Estimular a criatividade;
  • Apresentar uma cultura diferente;
  • Desenvolver e estimular o respeito por todas as culturas, tradições e religiões;
  • Desenvolver coordenação motora;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Identificar os símbolos do dia das bruxas;
  • Oferecer novas óticas para interpretar a realidade;
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita

Atividades desenvolvidas

  • Cantar músicas, assistir filmes e brincadeiras dirigidas sobre o tema;
  • Desenho;
  • Recorte e colagem;
  • Fazer um mural para expor os trabalhos da turma;
  • Confecção de personagens utilizando material reciclável ou EVA;
  • Jogos;
  • Observação de imagens, leitura de histórias;
  • Teatro;
  • Pintura  máscaras  faciais com a temática halloween

























terça-feira, 26 de outubro de 2021

RETORNO DE 100% DAS AULAS PRESENCIAIS EM 03 DE NOVEMBRO DE 2021

    ESTUDANTES E RESPONSÁVEIS


  Para 3 de novembro, está definido o  o retorno de 100% dos estudantes, sem a necessidade da manutenção de sistemas de rodízio. O governo também apontou que alguns grupos de estudantes não precisarão regressar neste momento. Entre eles, estão: gestantes, puérperas, alunos com 12 anos ou mais com comorbidades e que não estão com o ciclo vacinal completo, menores de 12 anos de grupos de risco da covid-19 e alunos com prescrição médica que indique a manutenção do ensino remoto.

Porém , os Protocolos de segurança para o retorno seguro  no dia 03 de Novembro de 2021continuam,sendo ao aluno obrigado a cumprir os protocolos abaixo:

Ao comparecer na escola, você terá que seguir os protocolos de segurança em relação a COVID-19.

São eles:
🌡️ Medir sua temperatura ao entrar na escola;
😷 Usar máscara de proteção o tempo todo ;
🦠 Fazer o uso de álcool em gel, sempre que possível;
🥤 Trazer sua garrafa d’água;( não compartilhar com ninguém)
🎧 Trazer seu próprio fone de ouvido; caso for utilizar a sala de informática.

❌📱🎧🖊️ Não compartilhar objetos pessoais.🤗


Sejamos todos conscientes! Contamos com  COLABORAÇÃO de vocês!

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

                                           SEMANA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


       O Projeto Alimentação Saudável foi desenvolvido pelos professores de Ciências ,Língua Portuguesa e Educação Física.Em ação conjunta,os professores subsidiaram os alunos acerca dos alimentos "in natura", processados e ultra processados.A partir daí, a ludicidade entrou em cena e foram trabalhados as paródias e uma releitura de brincadeiras.os alunos puderam assistir a palestra "Alimentação saudável: um desafio para o século XXI" com o professor Carlos Augusto Monteiro,especialista em Nutrição.Participaram também de um quiz sobre o tema na plataforma Kahoot e finalizaram a atividade saboreando uma deliciosa salada de frutas preparada com todo o carinho.











quinta-feira, 14 de outubro de 2021

SEMANA DA CRIANÇA (BRINCAR TAMBÉM É CULTURA)

 ATIVIDADES DESENVLVIDAS POR TODO CORPO DOCENTE DE DISCENTE DA UNIDADE ESCOLAR  (dias 08 e 14 de outubro)

                                  

                                                 OFICINA DE PIPAS

A pipa é um brinquedo muito usado em dias de vento. É feita com uma armação de varetas de madeira coberta por papel de seda, plástico ou tecido. Uma linha comprida presa na armação ajuda a empinar a pipa ao vento.

As primeiras pipas surgiram há cerca de 3 mil anos, provavelmente na China. As varetas de bambu eram recobertas de seda.

Mais tarde, os cientistas usaram pipas para estudar as condições do tempo. Em 1752, nas colônias inglesas da América do Norte que depois se tornaram os Estados Unidos, o filósofo e cientista Benjamin Franklin soltou uma pipa presa a uma chave durante uma tempestade. A chave atraiu a eletricidade, provando que os raios eram um tipo de eletricidade. Experimentos como esse são muito perigosos; nunca se devem soltar pipas quando há raios e trovões.

Na área da aerodinâmica, as pipas também serviram para pesquisar como objetos sólidos se movem no ar. Os inventores dos aviões basearam algumas de suas ideias nas pipas.

As forças militares também fizeram uso de pipas: no início do século XX, elas transportaram câmeras e até soldados para espionar inimigos. Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), durante os treinos para derrubar aviões, os soldados atiravam em pipas.

No Brasil, empinar pipas é uma brincadeira muito popular entre crianças e jovens, nos meses em que há mais vento (por exemplo, em agosto, na região Sudeste). Em diferentes regiões do país, a pipa é conhecida por outros nomes, como papagaio, pandorga, quadrado, arraia e barrilete. Um modelo simples, feito de um pedaço de jornal preso nas pontas com linha de costura, é chamado de capucheta.

Jamais se devem empinar pipas próximo a fios elétricos — por exemplo, nas ruas da cidade. Os lugares mais adequados são praias, campos ou parques em que não haja postes nem fios de eletricidade por  perto.

 FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/pipa/481662






      A PIPA E A MATEMÁTICA

Que tipos de pipa vocês conhecem?

Apresentamos abaixo alguns dos modelos mais conhecidos, observando que as nomenclaturas diferem, dependendo de cada região.

Pipa diamante ou pipa peixinho: talvez, a forma mais popular de pipa. As varetas formam um ângulo de 90°.

 


Arraia : pipa com formato quadrangular, com ou sem rabiola. Uma das varetas é curvada.

                     






Pipas pentagonais: as mais comuns são a carrapeta e a maranhão. Os dois tipos são muito parecidos; no entanto a carrapeta é feita com três varetas com tamanhos diferentes e a maranhão tem apenas duas das três varetas com mesmo comprimento.


Pipas hexagonais: pipas de seis lados construídas com três vareta


Pipa asa delta: podem ser construídas com varetas de bambu e papel, mas as mais sofisticadas são feitas com varetas de alumínio, fibra de vidro e nylon e podem ser empinadas com duas linhas. Com ventos fortes, chegam a atingir velocidades superiores a 100 Km por hora!



DURANTE A ATIVIDADE O PROFESSOR MAGNO ( MATEMÁTICA), FOI FAZENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS PIPAS E A MATEMÁTICA

Uma pipa é um paralelogramo?
Uma pipa é um losango?
Uma pipa é um quadrado?
Um losango é um quadrado? 
Um paralelogramo é um losango? 
As diagonais de um paralelogramo são perpendiculares entre si?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa
As diagonais de um paralelogramo se dividem ao meio?
E as de um losango? E as de um quadrado? E as de uma pipa?

APÓS ESSES QUESTIONAMENTOS ,O PROF MAGNO EXPLICOU QUE:

Uma pipa diamante/peixinho é um quadrilátero com dois pares de lados adjacentes congruentes; assim, sendo um quadrilátero, duas perguntas podem surgir:

Qual é a área de uma pipa diamante?

Para que serve essa área?

A área de uma pipa nos sugere, por exemplo, qual a quantidade de papel que precisamos para montá-la. 



Então, conhecendo os comprimentos das diagonais, que são os tamanhos das varetas que utilizamos para montar uma pipa diamante/peixinho, rapidamente conseguimos calcular a área: multiplicamos os dois comprimentos e, em seguida, dividimos o produto por 2.
Mas, e se não tivermos o comprimento das diagonais de uma pipa? A partir dos dois comprimentos dos seus lados será possível determinar sua área?

PARA FINALIZAR A EXPLICAÇÃO E  OS ALUNOS REALIZAREM A CONFECÇÃO DE SUAS  PIPAS O PROFESSOR SUGERIU  A SEGUINTE ATIVIDADE:


Na construção de uma pipa diamante, o quão importante é a posição do ponto em que as duas varetas se cruzam?
Qual seria o efeito se modificássemos a posição desse ponto?

A distância a partir do topo da pipa ao ponto em as duas varetas se cruzam pode ser expressa como uma porcentagem do comprimento da vareta maior. Construam algumas pipas diamante variando a posição desse ponto de 20% a 40% da vareta maior, a partir do topo da pipa, e compare os voos. Que ponto parece ser o melhor?
Façam um relatório, descrevendo as características de voo das várias pipas construídas.


                             PROJETO : BRINCADEIRA  DE CRIANÇA
 
BRINCADEIRAS PELOS OLHOS DE PORTINARI E IVAN CRUZ

POSSIBILITAR ÀS CRIANÇAS A OPORTUNIDADE DE APRIMORAR A ORALIDADE E ENRIQUECER SEU UNIVERSO CULTURAL PELA APRENDIZAGEM E VIVÊNCIAS DAS BRINCADEIRAS, QUE FAZEM PARTE DA CULTURA POPULAR, RETRATADAS EM OBRAS DE ARTISTAS RECONHECIDOS NO BRASIL E NO MUNDO. 

CANDIDO PORTINARI: NASCEU EM SÃO PAULO FOI UM IMPORTANTE ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO DA FASE MODERNISTA. RECONHECIDO MUNDIALMENTE, RECEBEU DIVERSOS PRÊMIOS E PARTICIPOU DE INÚMERAS EXPOSIÇÕES



MENINOS SOLTANDO PIPAS


IVAN CRUZ: O ARTISTA PLÁSTICO NASCEU NO RIO DE JANEIRO E ORGANIZOU, EM 1990, A MOSTRA COM A TEMÁTICA QUE SE TORNOU SUA ASSINATURA: AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA. 



BRINCADEIRA DE CRIANÇA

E NOSSO DIA FOI ASSIM...

OFICINA DE ARTES ,JOGOS , CONFECÇÃO DE PIPAS



                                           
                                                





 




                                                          Atividade de arte direcionada Stencil Litoarte (criação de stencil)
                                                                       Professor Rubens



                                               
                                                  


                                            JOGOS DIVERSOS


Desde cedo o lúdico deve ser  inserido na vida da criança, pois o brincar   tem grande importância no desenvolvimento cognitivo e comportamental dos pequenos. Os jogos, assim como as brincadeiras, tem importância ímpar neste desenvolvimento pois é responsável por desenvolver várias habilidades que a criança irá utilizar em seus vários contextos de vida.

Os  jogos de tabuleiros ajudam em aprendizados específicos tais como: raciocínio, memória, atenção, elaboração de processos estratégicos, concentração, além de facilitar a transposição de questões para a vida,  levando a criança a aprender  que existem momentos que necessitam de regras, de estratégias para buscar um objetivo e de motivação para alcança-los, movimentos estes, fundamentais para uma vida assertiva.

Jogos como xadrez e dama, por exemplo,  colaboram  tanto no raciocínio lógico e  rápido, quanto na  concentração,  memória e  estratégia para  resolução de problemas e com relação as questões comportamentais, eles demonstram grande eficácia no desenvolvimento de julgamentos morais como perseverança, paciência, modéstia e  prudência.

http://orteecampos.com.br/a-importancia-dos-jogos-de-tabuleiro





                                            
                               Brincadeiras e jogos da cultura popular, presentes no contexto comunitário e regional: (Conceito e Regras)

Objetivo: Recordar e conhecer diferentes, brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas, presentes no contexto comunitário e regional, respeitando as diferenças individuais dos colegas e valorizando o trabalho coletivo.
uso do bambolê ,para desenvolver a coordenação motora, velocidade,agilidade e atenção


       BAMBOLÊ  +Joquempô  (EDUCAÇÃO  FÍSICA)





E PARA FINALIZAR ,UM MONENTO DE MUITA REFLEXÃO COM O FILME   VIVA : A VIDA É UMA FESTA, DA PIXAR.

A  TEMÁTICA DO FILME  É  A  MEMORIA  AFETIVA

A CANÇÃO TEMA DA ANIMAÇÃO  SE CHAMA “LEMBRE DE MIM”, QUE DESTACA  O PAPEL DA MEMÓRIA NA MANUTENÇÃO DO AFETO.

ESSE É O PONTO CHAVE DA  ANIMAÇÃO : AO INVÉS DE SUGERIR QUE O AMOR PELA FAMÍLIA PASSE OBRIGATORIAMENTE PELA PRESENÇA FÍSICA AO LADO DOS PARENTES, O AMOR SE ENCONTRA NA LEMBRANÇA DE QUEM CUIDOU DE NÓS.